quarta-feira, 11 de novembro de 2009

" O Buraco do Prefeito"



A absurda e perigosa proposta de aliviar a situação penal dos pequenos traficantes é um verdadeiro crime de lesa-pátria. Não existe o pequeno ou o grande traficante. Existe o crime praticado, que precisa ser punido. Não podem, nem devem, os homens do governo utilizar o ilusório discurso humanitário – de que a maioria dos ditos pequenos traficantes é composta de réus primários – para tornar mais branda a ação da polícia e da justiça contra esses meliantes que, independente do “tamanho”, fazem a desgraça de milhares de jovens e famílias aos quais conseguem intrujar a sua destrutiva mercadoria. Essa deve ser a tônica.
Seria de muito bom alvitre que os governos cumprissem com sua obrigação e fossem capazes de sufocar o tráfico – de drogas, de armas, de mercadorias ilegais e até de pessoas – prendendo e punindo exemplarmente os barões que financiam, mantém e lucram com esses esquemas. Se isso fosse feito, talvez nem houvesse necessidade de punir os pequenos, que deixariam de existir por falta do quê traficar. Mas como esse combate na alta criminalidade mostra-se cada dia mais difícil ou ineficiente, atacar a outra ponta pode ser a solução, como fez Nova York, no seu “tolerância zero”, que varreu a cidade sem se importar se o criminoso era grande ou pequeno. Puniu todos pelo fato de
praticarem crimes.
Nosso país vive hoje liberdades que mais se parecem libertinagens. Lá, no passado, legisladores engolfados de democracia abriram mão de princípios basilares da convivência social e criaram leis e estatutos que, em vez de bons resultados, provocam maléficos efeitos colaterais. Quando se proibiu a divulgação de nomes dos envolvidos com drogas, criou-se o paraíso para aqueles que, com costas quentes, tinham na notícia de jornal o seu provável maior castigo. Em seguida veio o Estatuto da Criança e do Adolescente, que superprotege a criança mas sufoca suas possibilidades de desenvolvimento e, em alguns casos, chega a ofender o pátrio poder. Desenvolveu-se, também, as discutíveis “saidinhas” de detentos e uma série de favorecimentos que escandalizam a sociedade.
Agora, depois de aliviar a punição ao usuário de drogas, engendra-se o favorecimento ao "pequeno traficante". A que serve tudo isso? As autoridades e a sociedade não podem abrir mão de seus poderes (e deveres!) de punição aos atos anti-sociais. Em vez de jogar na lata do lixo os princípios que sempre nortearam a convivência entre os cidadãos, devem referendá-los e fortalecê-los. Valorizar o indivíduo de bem, cumpridor de seus deveres, e exigir a mais justa reparação social por parte de todos os que transgridem as leis, a ética e os bons costumes.
Os eleitos, os concursados e os nomeados “ad-nutum” para as funções públicas, têm o dever de apontar o foco de todo o seu trabalho para a preservação e o desenvolvimento da sociedade. Chega de equivocadas medidas de capitulação e de facilitação ao crime e à contravenção. Por mais impopular e até anti-eleitoreiro que isso possa ser, todos os que ocupam cargos públicos têm o dever de promover e apoiar a manutenção do império da lei. Amaciar as leis, é pura prevaricação...


Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves
dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist.
Social dos Policiais Militares de São Paulo)
aspomilpm@terra.com.br

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Vereadores de Taubaté aprovam moção de apoio às 40h semanais


Um estudo do Dieese estima em cerca de 2 milhões o numero de postos de trabalho que serão gerados pela redução da jornada de trabalho

A Câmara Municipal de Taubaté aprovou em sua sessão ordinária desta quarta-feira, dia 4, uma moção de apoio a aprovação no Congresso Nacional da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 231/95 que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário e aumenta para 75% o valor da hora extra. No mês de junho, a PEC 231/95 já foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados que avaliou a matéria e deve ir para votação no plenário no mês de Novembro.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (CUT), Isaac do Carmo, fez uso da tribuna no plenário da Câmara e falou sobre a importância da redução da jornada de trabalho para o bem estar da classe trabalhadora e a geração de empregos no país. “Um estudo do Dieese estima em cerca de 2 milhões o número de postos de trabalho que serão gerados com a redução da jornada de trabalho, que também vai proporcionar mais tempo livre para os trabalhadores se dedicarem às suas famílias aumentando a qualidade de vida da população brasileira”, disse Isaac do Carmo.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Peixoto, também destacou que a redução da jornada de trabalho é um importante fator de qualidade de vida para a classe trabalhadora. “Todo cidadão tem direito a um tempo livre com a sua família para o seu lazer. Vou me reunir com os vereadores e fazer contato com os representantes do PMDB em Brasília para que essa PEC seja aprovada no Congresso Nacional. A Câmara fará sua parte e vamos fazer um documento oficial afirmando que o Legislativo Municipal quer as 40 horas semanais em Taubaté”, disse Carlos Peixoto.
Todos os vereadores presentes àsessão da Câmara Municipal aprovaram a moção de apoio à redução da jornada de trabalho sem redução de salários. A CUT e as centrais sindicais estão empenhadas na aprovação deste projeto, pois desde a promulgação da Constituição de 1988 não ocorre uma redução significativa da jornada de trabalho no Brasil.
Marcha
Na próxima quarta-feira, dia 11, acontecerá em Brasília a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e pelas principais centrais sindicais brasileiras. Neste ano, a redução da jornada será a principal bandeira de luta desta marcha, que já garantiu importantes conquistas para o povo brasileiro como a política de valorização do salário mínimo pelo Governo Federal e a correção da tabela do imposto de renda.

Reforma do Quiosque da Praça dos Aposentados e PA 24h no Areão


Foi determinado a troca do madeiramento e do telhado, com colocação de prisioneiros para reforçar a madeira. O madeiramento do telhado atual foi construido com eucalipto e precisa ser substituido, pois há risco de desabamento.O responsável pelas
melhorias é o Engº Caio, que foi deteminado pelo Engº Gerson André de Araújo (DOP da Prefeitura Municipal de Taubaté). Também será construido um abrigo de ônibus na praça, visando a segurança dos usuários do transporte coletivo (sentido Centro-Bairro) O local é muito frenquentado, principalmente por aposentados. O pedido
havia sido feito anteriormente, por meio do Requerimento nº 1331/ 2008 e foi retificado este ano, em reunião com o prefeito e o Engenheiro Gerson. Pronto Atendimento 24 horas no Areão: O vereador Orestes Vanone soliciou a implantação de Pronto Atendimento 24 horas em alguns locais no municipío, em especial, no atual PAMO do Jardim Mourisco, beneficiando os moradores do bairro Areão. O Pronto Atendimento substitui, parcialmente, o atendimento no Pronto Socorro Municipal, que se encontra acima do limite para oferecer condições aos pacientes. Esta é uma cobrança constante do Vereador Vanone junto à Prefeitura Municipal.
O pedido foi feito por meio do Requerimento nº 444/2009. Contrução de passagem elevada para pedestres em fente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Vila São Geraldo. Os frequentadores da Paróquia Sagrado Coração de Jesus agradecem
ao vereador Orestes Vanone e ao prefeito municipal pela implantação de passagem elevada de pedestres em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Vila São Geraldo, que trouxe mais segurança a todos.

Campeonato Amador de Taubaté - Juventus Tri-campeão


O Boca Junior precisava vencer a partida por uma diferença de dois gols. Venceu, é verdade, mas não levou o caneco. Grande público prestigiou a final do campeonato, bem organizado e patrocinado pela Liga de Futebol de Taubaté.
O time dirigido pelo prof. Luis Claudio entrou em campo com marcação em cima do jogador Flavinho e com a vantagem de estar vencendo por 1 a 0, do jogo anterior. Já o téc. Frederico Lima, com cautela, foi em busca da reversão do resultado.
A partida, debaixo de um forte sol, foi bem disputada e o jogo transcorreu lá e cá. Lance que causou motivo de euforia por parte da torcida do Juventus aconteceu quando Vagner desferiu um tiro forte batendo na rede pelo lado de fora dando a impressão de gol pelo ângulo visto pelos torcedores do moleque travesso.
Ainda no primeiro tempo, o lateral Noel deixou o campo contundido entrando em seu lugar Rafael. Outro momento de perigo aconteceu com o jogador Douglas lançando dentro da área, chocou-se com o goleiro Chiquinho sobrando a bola, livre, para Maycon concluir por fora. O Boca tentava fazer o seu gol porém, foi o Juventus que fez o único tento desta fase com o jogador Miguel, disputando a bola com o goleiro Lucas, a bola ficou para o atacante, com o gol vaziu, concluiu para as redes. Festa da torcida Juventina.
No segundo tempo, o téc. Frederico procedeu, desde logo, duas substituições sacando Jilo e Maycon, colocando Jackson e Eder. A equipe ficou mais ofensiva e quase fez o gol com Eder cabeceando cara-a-cara com Chiquinho, que fez grande defesa. Como era de se esperar, aconteceram várias alterações nos times, devido ao desgaste físico dos atletas, e o Boca jogava para o tudo ou nada, o Juventus recuou, com a vantagem no marcador, atuando à base de contra-ataques.
O jogo caminhava para o seu final, já nos acréscimos, quando o Boca conseguiu marcar por duas vezes. No primeiro, Paulo Marcos levantou e Til desviou do goleiro Chiquinho, empatando em 1 a 1. Logo em seguida, a saída de bola no meio campo, o Boca tomou a bola do adversário e Eder em jogada isolada, chutou cruzado e ninguém na defesa cortou, o goleiro Chiquinho ainda tentou pegar mas a bola entrou, 2 a 1 Boca Junior. Nova saída de bola e o árbitro Michel Douglas apitou o final do jogo.
Festa da torcida do Juventus, que invadiram o gramada para comemorar com os jogadores do Juventus. No encerramento, Lino Monteiro e seus companheiros da diretoria da Liga, juntamento com Geraldo Faria, diretor de Esportes da Prefeitura e representando o Prefeito Municipal fizeram entrega dos troféus e medalhas aos vencedores, homenageando também dois grandes esportistas: Trinda e Orival Celeste.
Maycon foi o artilheiro do campeonato e o goleiro Lucas o menos vazado, foram agraciados com troféus.